Nilo Affonso Milano Galvão
01 DE AGOSTO DE 2023
Nilo Affonso Milano Galvão
Morreu no dia 23 de julho, em Porto Alegre, o pediatra Nilo Affonso Milano Galvão. Ele estava com 90 anos.
Conforme a Sociedade de Pediatria do Rio Grande do Sul (SPRS), entidade da qual foi presidente entre 1987 e 1988, Nilo Galvão era um dos grandes líderes da pediatria no Estado. "Em uma trajetória notável, deixou um legado marcado por sua atuação como ?criador de serviços? na área da pediatria. Sua liderança inovadora e agregadora ficou evidente na organização do Serviço de Pediatria da Santa Casa e do Hospital de Clínicas em décadas passadas", escreveu a SPRS em nota de pesar divulgada.
Nascido no dia 30 de outubro de 1932, em Alegrete, na Fronteira Oeste, ele se formou pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) em 1958. Ao longo da carreira, Nilo se dedicou à prática clínica pediátrica, atendendo com empatia e acolhendo centenas de crianças e suas famílias.
Além disso, implantou a Clínica de Atendimento Pediátrico com os médicos João Henrique Pereira e Geraldo Barreto Vianna.
Nilo nunca abandonou a dedicação acadêmica e foi professor da UFRGS, chegando a ser chefe do Departamento de Medicina. Ele contribuiu para a concepção e organização da obra Prática Pediátrica de Urgência, publicada pela editora Artes Médicas, em 1975. O livro se tornou um marco na pediatria gaúcha.
Além disso, de acordo com a SPRS, Nilo foi pioneiro no campo da educação médica, atuando como o primeiro coordenador do Núcleo Sul da Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM) e sendo o primeiro editor da Revista HCPA, do Hospital de Clínicas de Porto Alegre, aproveitando sua experiência prévia no conselho editorial da Revista AMRIGS.
"A SPRS reconhece e agradece imensamente sua contribuição à pediatria no Rio Grande do Sul, e presta suas sinceras condolências aos familiares, amigos e colegas neste momento de luto", finalizou a nota da entidade.
Nilo faleceu poucos dias antes da data que celebra o Dia do Pediatra, 27 de julho. A data foi escolhida por ter sido o dia da fundação da Sociedade Brasileira de Pediatria, em 1910.
Nas redes sociais, a neta Luiza Galvão contou que o avô construiu uma família com base sólida e que deixa um legado enorme de lembranças e amor incondicional a ser levado adiante. Além disso, Luiza resumiu a trajetória de Nilo como um grande dever cumprido, tanto no sentido pessoal quanto profissional.
"Cumprido no sentido profissional, exemplo de ser humano não só na vida, mas o médico que foi, querido por muitos, carinhoso com quem escolheu ser, é exemplo de força e grandiosidade! Cumprido como marido levando o ?até que a morte nos separe? extremamente a sério, ficou do lado da vó até ela descansar em paz e nunca sequer abriu mão disso, mesmo sendo algo extremamente difícil. Cumprido como pai, criando quatro filhos que ficaram incansavelmente ao seu lado até o fim. Cumprido como um grande avô, cultivando pedaladas, almoços dos netos, caretas e implicâncias. Cumprido como amigo, deixando por aqui vários com saudades", escreveu a neta Luiza Galvão.
0 Comments:
Post a Comment
<< Home